Auditoria

Os procedimentos de auditoria são o conjunto de procedimentos técnicos com base nos quais o auditor obtém evidências ou provas que sejam suficientes e adequadas para fundamentar o seu parecer sobre as demonstrações contábeis auditadas.

Os procedimentos de auditoria são adotados:

Antes do encerramento do exercício;

Na data de seu término;

Após o encerramento do exercício e antes da elaboração das demonstrações;

Depois da elaboração das demonstrações.

Os procedimentos de auditoria são divididos em testes de observância (ou aderência) e testes substantivos.

Na aplicação dos testes de observância, o auditor deve verificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos já os testes substantivos têm por finalidade a obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade das informações produzidas pelo sistema contábil da entidade.

Os testes substantivos dividem-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:

1. 1 - existência - se o componente patrimonial existe em certa data;
  2. 2 - direitos e obrigações - se efetivamente existem em certa data;
  3. 3 - ocorrência - se a transação de fato ocorreu;
  4. 4 - abrangência - se todas as transações estão registradas;
  5. 5 - mensuração, apresentação e divulgação - se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Assim, dentro deste contexto, os profissionais com o encargo de assunção de responsabilidade técnico profissional que estão à frente da M&J Associados estão devidamente certificados para que para que este processo seja preciso e eficaz.

A M&J Associados tem a sua atuação no campo de Auditoria Independente em atividades diversas tais como: Indústrias em geral, Comércio e Prestação de Serviços e Transportes; também atua em empresas no segmento Médico Hospitalar, Operadoras de Planos de Saúde, Instituições Financeiras, Cooperativas de Crédito e Fundos de Investimentos tipo FIM – Fundo de Investimentos Multimercado / FIP – Fundo de Investimentos em Participações e FII – Fundo de Investimentos Imobiliários. Atua ainda com serviços de auditoria no segmento de Terceiro Setor, em entidades sem fins lucrativos, junto à Associações Profissionais, Entidades Educacionais, Filantrópicas, Associações Residenciais e Comerciais, objetivando ênfase da gestão Administrativa e de Riscos desta Entidade, bem como esta apta e capacitada também a revisão externa de Qualidade junto a outros auditores parceiros, além de outros serviços correlatos de auditoria.